Subscribe:

Edit This Menu

1 de outubro de 2009

Dicas para economizar a bateria do seu iPhone


UM POUCO DE TEORIA É SEMPRE BOM

Uma das grandes reclamações dos usuários do iPhone 3G é a duração da bateria. E realmente, é gritante a diferença entre o iPhone 3G e o 2G. Apesar de assustador, o fato é relativamente normal, visto que o iPhone tem um leque enorme de funcionalidades que, aliados à facilidade de uso, fazem com que utilizemos o aparelho com uma frequência muito maior que qualquer outro celular.
Steve Jobs sempre relutou em colocar a tecnologia 3G no seu telefone porque afirmava que consumia muita energia. Hoje vemos que ele tinha razão. Mas o que fazer então para não ficar com o celular morto no meio do dia? Mostraremos algumas dicas que podem prolongar a duração da bateria do seu precioso.

TERMOS TÉCNICOS

Segundo a própria Apple, “duração da bateria” significa o tempo que o seu telefone funcionará antes de que seja necessário recarregá-lo outra vez. Já quando se fala em “vida útil”, refere-se à quantidade total de tempo que a sua bateria durará antes que seja necessário substituí-la por uma outra.

BATERIA DE ÍON DE LÍTIO

A bateria do iPhone é do tipo íon de lítio, comum em equipamentos eletrônicos modernos. Ela não possui o efeito memória, ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar totalmente, ao contrário da bateria de NiCd.

CICLOS DE CARGA

A bateria do iPhone está projetada para reter até 80% da sua capacidade original por 400 ciclos completos de carga e descarga.

TEMPERATURA AMBIENTE

A temperatura recomendada para que o iPhone funcione normalmente é entre 0º e 35ºC e a de armazenamento é entre -20° e 45° C. O ideal é que se use o aparelho em uma temperatura mais próxima possível dos 22°. Isso ajudará com que a bateria dure mais tempo.

MELHORANDO A VIDA ÚTIL

A melhor maneira de manter a vida útil de uma bateria de lítio é carregá-la frequentemente, pois é importante manter os elétrons em movimento de vez em quando. Também deve-se evitar ao máximo que ela se descarregue totalmente. Se isso estiver para acontecer, o melhor é desligar o aparelho. Se ele desligar sozinho por falta de carga, não tente ligá-lo. Conecte-o na energia e deixe-o ligar por si só (geralmente leva 10 minutos para isso).
Segundo a Apple, é importante completar pelo menos um ciclo de carga por mês (carregar a bateria em 100% e depois usar até o aparelho desligar sozinho).

FIRMWARE

Quanto mais novo o firmware instalado no iPhone, mais chances tem de ela durar mais, pois os engenheiros da Apple estão constantemente procurando soluções por software para economizar energia

ABAIXO SEGUE ALGUMAS DICAS PARA ECONOMIZAR A BATERIA DO SEU IPHONE

MODO AVIÃO


1) Ajustes > Modo Avião

Quando não há cobertura de rede, ou o sinal é muito fraco, o telefone gasta mais energia tentando se conectar com a rede celular. Nesses casos, se você não está utilizando o telefone o melhor é colocá-lo temporariamente em Modo Avião.

BLOQUEIE SEMPRE A TELA

2) Ajustes > Geral > Bloqueio Automático

A tela multitouch é uma grande consumidora de bateria. Por isso, o ideal é deixar o telefone em modo repouso sempre que não estiver usando. Para facilitar, você pode configurar o Bloqueio Automático para o menor tempo possível.

DIMINUA O BRILHO

3) Ajustes > Brilho

Diminua também o brilho da tela para um nível que seja confortável para você, mas que não gaste desnecessariamente energia.


SERVIÇOS DE LOCALIZAÇÃO E BLUETOOTH

4) Ajustes > Geral

Se você não tem a necessidade de usar o GPS, pode deixar desligado o serviço de localização, assim não gastará energia a toa. Para o bluetooth a mesma coisa: se você não tem nenhum fone de ouvido ou handset compatíveis, deixe-o desativado.


DESLIGUE O PUSH DO MAIL


4) Ajustes > Obter Novos Dados > Push

Se você puder esperar 15 minutos para saber de recebeu um email, então o ideal é desligar o modo Push do Mail, que é o sistema que informa em tempo real a chegada de alguma mensagem. Desligando, você vai estar economizando energia e tráfego de dados. Além disso, só o MobileMe, o Microsoft Exchange e o Yahoo Mail trabalham com este recurso, então se você não usa nenhum deles a função fica totalmente inútil. O ideal mesmo é marcar também a freqüência de busca de novos dados em “Manualmente”, assim ele só vai puxar emails quando você puder lê-los.


DESATIVE O EQUALIZADOR


5) Ajustes > iPod > EQ

Isso mesmo, a função iPod do seu celular tem um equalizador para melhorar o áudio das músicas. Se você nem sabia disso, não sentirá falta e poderá deixá-lo desligado.

DESLIGUE O WI-FI

5) Ajustes > Redes Wi-Fi > Wi-Fi

Se você demora para se deslocar de um lugar ao outro (de casa para o trabalho, por exemplo), provavelmente não conseguirá usar nenhuma rede wi-fi no caminho. Por isso, pode desligá-la sem problemas. Aproveite e desligue também o “Solicitar Conexão“, assim ele não fica buscando a todo momento por redes disponíveis.

DESLIGUE O 3G

6) Ajustes > Geral > Redes > Ativar 3G

Pois é, deixamos por último este ítem justamente porque é o mais controverso. Afinal, toda a campanha publicitária do novo iPhone se baseia nas vantagens da rede 3G. Mas a realidade é bem esta: se você desligar o 3G no aparelho a bateria vai durar bem mais.
Se você estiver em algum lugar onde possua rede sem fio liberada, pode ser uma boa idéia desligar o 3G enquanto não estiver usando. Até porque isso poderá fazê-lo economizar no plano de dados também, caso o seu não seja ilimitado.

Créditos: Dads

[via] e [via]

6 comentários:

papadock disse...

valeu, boa dica pra galera ae.

Sudré disse...

Só fiquei na dúvida se é possível substituir a bateria do iPhone... Quanto ao "BLOQUEIE SEMPRE A TELA", tem um aplicativo chamado "Lockscreen Dim Delay", disponível via Cydia, que controla o tempo que você quer deixar a sua Lockscreen acesa... Obrigado pelo review! Abraços,

DeFenDeR disse...

Sudré: Sim, é possível substituí-la. Caso queira trocá-la, recomendo que leve seu iPhone a uma assistência técnica autorizada da Apple.

Igor Boiadeiro disse...

GRANDE DADS !!! da nossa comunidade do Iphone Brasil no ORKUT !!!

Abraço a todos !!!

Sudré disse...

Obrigado DeFender!

André Bazaglia disse...

Muito bom o artigo, parabéns!

Abraços.

Postar um comentário

Os comentários publicados nesse blog são de exclusiva responsabilidade e autoria dos leitores.

Respeite as regras:

• Fazer-se passar por outra pessoa ou instituição;
• Links de qualidade nos comentários são bem-vindos;
• Links não relevantes são dispensáveis;
• Não precisa assinar os seus comentários com links;
• Para sugerir parceria, use o formulário de contato;

Muito obrigado por sua visita. Volte sempre!