Subscribe:

Edit This Menu

16 de maio de 2009

Processos em background no novo iPhone OS!

Olá pessoal!
Meu nome é Cauane Silva, tenho 19 anos, sou estudante de Ciência da Computação (5º semestre) e pesquisador na área de TV Digital Interativa (TVDi). Gostaria de dizer que sou grande entusiasta da Apple, possuindo um MacBook e um iPod 2nd Gen de 16GB, que é meu mais novo brinquedinho. Espero que gostem desse primeiro post, estou aberto a críticas e sugestões.


Ontem a tarde foi anunciado pelo site Silicon Alley Insider que a Apple daria suporte para que aplicações fossem rodadas em background no novo iPhone OS 3.0. Para quem não sabe, essa funcionalidade permite que você "minimize" uma aplicação em uso e que em seguida retome o que estava fazendo do ponto onde parou. Vou dar um exemplo para esclarecer:

Você está todo empolgado jogando Labyrinth 3D, na metade da última fase, quando lembra que deve enviar um email urgente! Se você estivesse usando a versão atual do iPhone OS, você teria que sair do aplicativo, enviar o e-mail e recomeçar a fase desde o início. Porém, com essa nova funcionalidade, você poderá dar pause no jogo, enviar seu e-mail e retomar de onde parou.

Existem duas possibilidades para o uso desse novo recurso, na primeira delas seria a Apple quem faria a escolha das aplicações que teriam suporte para rodar em plano de fundo, já na segunda possibilidade, seria o usuário quem escolheria a aplicação desejada. Eu particularmente prefiro essa segunda abordagem, uma vez que daria maior liberdade para nós, usuários.

Existe um rumor que uma nova dock seria criada, para que dessa forma os usuários possam arrastar para lá as aplicações que desejem rodar em plano de fundo, caso o segundo método seja escolhido. Porém nem tudo são flores... Como mais de um processo estará executando simultaneamente, a memória de 128MB não será suficiente, tendo que recorrer a uma memória de pelo menos 512MB.

O problema disso? Temo que com a utilização de uma memória superior, esse novo iPhone que virá com 512MB seja absurdamente caro. E outra coisa, já pensou se os chips de memória de 512MB são maiores que os de 128MB? Teríamos um iPhone gordinho, será?

Fonte: MacMagazine

7 comentários:

Unknown disse...

seria uma boa, nos usuarios, escolhermos os aplicativos q podessem ser minimizados.

Unknown disse...

já existe o backgrounder do cydia que faz exatamente essa função mas não sei até que ponto ele é prejudicial ao iPhone, (digo com relação ao uso de memória e tal) e se usei eel 5 vezes foi muito. Mas acho legal tb termos essa possibilidade.

Maurizio Vieira disse...

Sangue fresco e novo no Blog!
Boa...!
Adoro esse blog e não gostaria de vé-lo a morrer.
Cauane esse teu primeiro post está ótimo, acho que tens o teu lugar garantido.
Abraços

Anônimo disse...

Complementa ai, que segurando o botão que ative o background (deve ser o HOME), ele vai forcar a fechar (como no ctrl+alt+del). Dá pra tirar essa conclusão pela imagem.

Cauane silva disse...

Obrigado pelo reconhecimento e pelos comentários!

Bem não postei a respeito de segurar a tecla home, uma vez que essa imagem não é oficial.

Abraço a todos.

Anônimo disse...

Ah é bem pensado, ;)

FEFO disse...

seria uma boa, nos usuarios, escolhermos os aplicativos q podessem ser minimizados.

Postar um comentário

Os comentários publicados nesse blog são de exclusiva responsabilidade e autoria dos leitores.

Respeite as regras:

• Fazer-se passar por outra pessoa ou instituição;
• Links de qualidade nos comentários são bem-vindos;
• Links não relevantes são dispensáveis;
• Não precisa assinar os seus comentários com links;
• Para sugerir parceria, use o formulário de contato;

Muito obrigado por sua visita. Volte sempre!