Subscribe:

Edit This Menu

18 de maio de 2009

Chronus: uma ótima opção para fazer o backup do seu aparelho

Hoje quero apresentar á vocês um ótimo aplicativo que eu uso e recomendo á todos, quero que conheçam o Chronus. Com esse aplicativo você pode fazer um backup de tudo o que você tem no seu iPhone ou iPod Touch, a vantagem desse aplicativo é que ele salva tudo em pastas separadas, sendo assim você pode mandar o save de um jogo para o seu amigo por exemplo.

Eu sempre utilizei essa forma para realizar o meu backup, eu sei que o iTunes faz um backup do nosso aparelho de forma automática quando sincronizamos, mas vou mostrar para vocês dois movitos pelo qual eu uso esse método para realizar o backup.

. Já perdi saves de alguns jogos usando o iTunes;
. Os meus restores quase sempre foram feitos por motivo de lentidão no aparelho, se você fizer restore e voltar o backup feito pelo iTunes, toda a tralha que fazia o aparelho ser lento vai voltar novamente;

Se você quer um backup rápido, mas com todo o lixo desnecessário junto, use o iTunes. Mas se você quer um backup 100% livre de tranqueiras e confiável, siga o método a seguir.

INSTRUÇÕES
1°- Instale no iPhone o programa Chronus, podemos encontra-lo no Cydia*;


Para quem não conhece o Chronus, ele é um programa que guarda as informações de tudo o que temos instalados no iPhone, com ele podemos criar um backup e salvar  no seu HD, através de uma pasta que o programa cria. Com isso podemos  fazer um restore no aparelho e colocar a pasta do backup que criamos no local de origem, dai o Chronus se encarrega de repor todas as definições e dados que tinhamos antes do restore.

2°-Execute o aplicativo Chronus, logo em seguida ela vai mostrar uma lista com tudo o que temos instalados no iPhone;


3°- Escolha qual aplicativo você deseja fazer o backup, no exemplo abaixo vamos usar o jogo Assassin's Creed, logo após pressionar o jogo, marque a opção Backup.


Ptonto, você acaba de salvar os dados desse jogo, logo abaixo podemos ver a hora e a data em que o backup foi feito. A seta azul ao lado do backup indica as pastas que o Chronus salvou, se você clicar sobre o backup, o programa vai te dar algumas opções, veja elas:

Restore: Ele restaura a aplicação como estava antes de fazer o backup
email: Você pode mandar a pasta com o backup por email
Delete: Apaga o backup que você acabou de fazer

4°- Na imagem acima podemos notar que há uma opção ao lado do jogo "Backup All Mode", vamos marcar essa opção;


5°- Ao voltarmos ao menu inicial, podemos ver uma bolinha verde em frente ao aplicativo que você marcou a opção "Backup All Mode";


6°- Agora é só pressionar o botão Backup All, o Chronus vai fazer um backup de todas as aplicações que foram marcadas (bolinha verde).


 7°- Pronto, você acaba de salvar todas as informações do aplicativo desejado.


*http://apt.xsellize.com / frederico-123456

Pronto, mas e agora, como vou salvar o meu backup no meu HD?
Agora você vai aprender como resgatar o backup feito com o Chronus.

Você vai precisar de um programa que de acesso as pastas internas do iPhone, eu recomendo o uso do WinSCP.

Para achar o backup que você acabpu de fazer, devemos seguir este caminho: /var/mobile/Library/Preferences/TimeCapsule. Dentro da pasta TimeCapsule vemos os backups que fizemos anteriormente, seleciones todos eles, clique com o botão direito do mouse e depois em "Copy to Pc" para salvá-los em seu Desktop.

Pronto, até aqui você já fez o backup do seu iPhone e já tem eles salvo no seu PC. Agora faça o restore, o unlock e o jailbreak como de prache. Vá até o Cydia e instale o Chronus e após fazerem o restore basta conectar novamente o iPhone ao PC, ir até o caminho /var/mobile/Library/Preferences/TimeCapsule e copiar as pastas do backup que você salvou antes. Ao abrir o Chronus no iPhone basta agora ir aos aplicativos e escolher Restore (Passo 3).

Abraço e boa sorte.

6 comentários:

Joze5150 disse...

Ele salva aplicativos que foram instalados pelo cydia mesmo, tipo temas, sbs settings e etc?

Falows
Joze

Unknown disse...

Gostei desse app.Toda vida q eu tinha q dar um restore, iPhone travando, perdia tudo salvo dos games.Agora, serve em qlqr aplicativo? Digo, sem ser game.

eroballo disse...

Serve para todos os aplicativos e jogos instaldos pela App Store, e também para os nativos do aparelho. Ele não salva nada do jailbrak.

Abraço

FEFO disse...

da hora este aplicativo! realmente muito funcional.... vou testar!!

Yves Bastos disse...

funciona no FW 3.0 ?

eroballo disse...

@rafael, ainda não testei.

Postar um comentário

Os comentários publicados nesse blog são de exclusiva responsabilidade e autoria dos leitores.

Respeite as regras:

• Fazer-se passar por outra pessoa ou instituição;
• Links de qualidade nos comentários são bem-vindos;
• Links não relevantes são dispensáveis;
• Não precisa assinar os seus comentários com links;
• Para sugerir parceria, use o formulário de contato;

Muito obrigado por sua visita. Volte sempre!