Subscribe:

Edit This Menu

18 de maio de 2009

Chronus: uma ótima opção para fazer o backup do seu aparelho

Hoje quero apresentar á vocês um ótimo aplicativo que eu uso e recomendo á todos, quero que conheçam o Chronus. Com esse aplicativo você pode fazer um backup de tudo o que você tem no seu iPhone ou iPod Touch, a vantagem desse aplicativo é que ele salva tudo em pastas separadas, sendo assim você pode mandar o save de um jogo para o seu amigo por exemplo.

Eu sempre utilizei essa forma para realizar o meu backup, eu sei que o iTunes faz um backup do nosso aparelho de forma automática quando sincronizamos, mas vou mostrar para vocês dois movitos pelo qual eu uso esse método para realizar o backup.

. Já perdi saves de alguns jogos usando o iTunes;
. Os meus restores quase sempre foram feitos por motivo de lentidão no aparelho, se você fizer restore e voltar o backup feito pelo iTunes, toda a tralha que fazia o aparelho ser lento vai voltar novamente;

Se você quer um backup rápido, mas com todo o lixo desnecessário junto, use o iTunes. Mas se você quer um backup 100% livre de tranqueiras e confiável, siga o método a seguir.

INSTRUÇÕES
1°- Instale no iPhone o programa Chronus, podemos encontra-lo no Cydia*;


Para quem não conhece o Chronus, ele é um programa que guarda as informações de tudo o que temos instalados no iPhone, com ele podemos criar um backup e salvar  no seu HD, através de uma pasta que o programa cria. Com isso podemos  fazer um restore no aparelho e colocar a pasta do backup que criamos no local de origem, dai o Chronus se encarrega de repor todas as definições e dados que tinhamos antes do restore.

2°-Execute o aplicativo Chronus, logo em seguida ela vai mostrar uma lista com tudo o que temos instalados no iPhone;


3°- Escolha qual aplicativo você deseja fazer o backup, no exemplo abaixo vamos usar o jogo Assassin's Creed, logo após pressionar o jogo, marque a opção Backup.


Ptonto, você acaba de salvar os dados desse jogo, logo abaixo podemos ver a hora e a data em que o backup foi feito. A seta azul ao lado do backup indica as pastas que o Chronus salvou, se você clicar sobre o backup, o programa vai te dar algumas opções, veja elas:

Restore: Ele restaura a aplicação como estava antes de fazer o backup
email: Você pode mandar a pasta com o backup por email
Delete: Apaga o backup que você acabou de fazer

4°- Na imagem acima podemos notar que há uma opção ao lado do jogo "Backup All Mode", vamos marcar essa opção;


5°- Ao voltarmos ao menu inicial, podemos ver uma bolinha verde em frente ao aplicativo que você marcou a opção "Backup All Mode";


6°- Agora é só pressionar o botão Backup All, o Chronus vai fazer um backup de todas as aplicações que foram marcadas (bolinha verde).


 7°- Pronto, você acaba de salvar todas as informações do aplicativo desejado.


*http://apt.xsellize.com / frederico-123456

Pronto, mas e agora, como vou salvar o meu backup no meu HD?
Agora você vai aprender como resgatar o backup feito com o Chronus.

Você vai precisar de um programa que de acesso as pastas internas do iPhone, eu recomendo o uso do WinSCP.

Para achar o backup que você acabpu de fazer, devemos seguir este caminho: /var/mobile/Library/Preferences/TimeCapsule. Dentro da pasta TimeCapsule vemos os backups que fizemos anteriormente, seleciones todos eles, clique com o botão direito do mouse e depois em "Copy to Pc" para salvá-los em seu Desktop.

Pronto, até aqui você já fez o backup do seu iPhone e já tem eles salvo no seu PC. Agora faça o restore, o unlock e o jailbreak como de prache. Vá até o Cydia e instale o Chronus e após fazerem o restore basta conectar novamente o iPhone ao PC, ir até o caminho /var/mobile/Library/Preferences/TimeCapsule e copiar as pastas do backup que você salvou antes. Ao abrir o Chronus no iPhone basta agora ir aos aplicativos e escolher Restore (Passo 3).

Abraço e boa sorte.

6 comentários:

Joze5150 disse...

Ele salva aplicativos que foram instalados pelo cydia mesmo, tipo temas, sbs settings e etc?

Falows
Joze

smock disse...

Gostei desse app.Toda vida q eu tinha q dar um restore, iPhone travando, perdia tudo salvo dos games.Agora, serve em qlqr aplicativo? Digo, sem ser game.

eroballo disse...

Serve para todos os aplicativos e jogos instaldos pela App Store, e também para os nativos do aparelho. Ele não salva nada do jailbrak.

Abraço

FEFO disse...

da hora este aplicativo! realmente muito funcional.... vou testar!!

rafael disse...

funciona no FW 3.0 ?

eroballo disse...

@rafael, ainda não testei.

Postar um comentário

Os comentários publicados nesse blog são de exclusiva responsabilidade e autoria dos leitores.

Respeite as regras:

• Fazer-se passar por outra pessoa ou instituição;
• Links de qualidade nos comentários são bem-vindos;
• Links não relevantes são dispensáveis;
• Não precisa assinar os seus comentários com links;
• Para sugerir parceria, use o formulário de contato;

Muito obrigado por sua visita. Volte sempre!