Subscribe:

Edit This Menu

20 de fevereiro de 2009

Cydia, Mozilla, Skype e outros se juntam na briga pelo “Jailbreak”

Após o pronunciamento oficial da Apple declarando que considera o processo de “Jailbreak” ilegal, alguns dos gigantes desenvolvedores de software comentaram sobre o assunto.

Segue a declaração parcial de cada um deles:

Mozilla

Em entrevista a Computer World, o CEO da Mozilla, John Lilly, disse:
“Isso não é uma critica a Apple” e depois “Mas é o principio das coisas. A escolha é bom para os usuários, e a escolha não deveria ser criminalizada. A Internet é muito importante para todos nós por isso.”

O Conselheiro Geral da Mozilla, Harvey Anderson complementa:
“Dando a escolha, trabalharemos em uma plataforma onde a empresa controladora não nos considera bem-vindo ou trabalharemos em uma plataforma, como Linux, onde somos bem-vindos? A resposta é fácil para nós...” continua com “Estes aparelhos possuem navegador, portanto, é a porta de entrada para acessar a Internet. Os consumidores deveriam ter o direito de escolher qual programa usar para navegar na Internet.”

Enquanto sonhamos com a possibilidade da Mozilla efetivamente desenvolver um navegador para iPhone a ser distribuído via Cydia em iPhones “Jailbroken”, a declaração acima não indica qualquer interesse por parte deles.

Skype

“A Skype tem suas próprias razões para apoiar o ‘Jailbreak’.” declaram os representantes da Skype Henry Goldberg e Devendra Kumar.
Atualmente a Skype não possui nenhum aplicativo para iPhone, mas, “third parties” (terceiros) disponibilizaram aplicativos de Voip na AppStore que suportam Skype (mas apenas com Wifi).

Seria possível o termos o Skype em seu próprio aplicativo?

Outros

Muitas outras pessoas já comentaram o assunto, todos contra a declaração da Apple, incluindo Jay Freeman (desenvolvedor do Cydia), ebay e até mesmo a Time Warner.
Se você quiser ver todos os comentários, eles estão (em inglês) na pagina da copyright. gov .

E você, qual sua opinião a respeito do “Jailbreak” no iPhone?
Deixe seu comentario.

4 comentários:

Unknown disse...

Eles estão no direito, pois é a mesma lei contra pirataria, sem querer julgar ninguém, também uso os dois jailbreak e os crackeados, mais eles estão no direito deles igual à qualquer outro sistema operacional, olhem o legal do seu iphone tem um link pra outras linguas, reparem o começo e o item 2.c, o jailbreak é ilegal igual a crackear os aplicativos do iphone dos quais os direitos autorais pertecem a mesma apple, seria estranho proibir crackear os apps e não proibir o crackear o OS sendo do mesmo dono, perante as leis eles estã no direito, os outros fabricantes só estão mostrando o lado deles, querem colocar o seu sistema no iphone e não pagar nada assim até eu, por outro lado nos usuarios perdemos com isso, mais a razão de muita imposição é a limitação do hardwarer do iphone, para manter o bom desempenho, visto que a apple já foi até processado pelo mau desempenho do iphone principalmente no ascesso da internet, por isso a apple vai lançar o iphone de 4 geração pra subrir essas falhas, deixando assim o iphone sem a necessidade de jailbreak, deixando somente os cracks de fora, que tambem seria ruim pra nos aqui do blog, kkkkk.

eroballo disse...

Tu tem razão Rubens, a Apple é tão individualista que é capaz de nem aceitar um convite oficial de alguma para instalar oficialmente um outro SO no iPhone...e como vc disse, quem perde nisso tudo é nós. :(

Unknown disse...

Se o mundo fosse mais barato não existiria pirataria.

FLAME BEER disse...

acredito que os pontos de vista divergem.
se pensarmos como consumidores, é claro que é muito bom podermo desbloquear nossos telefones e termos acesso aos programas gratuitamente.
Mas pensando do lado do camarada que perdeu dias desenvolvendo um app pra ganhar uma grana, realmente não é legal.

é um paradigma...

quantos optaram por comprar um xbox360 ao inves dum play3 só pq dá pra jogar jogos desbloqueados.

infelizmente essa tendencia de "querer levar vantagem em tudo" está intrincica no ser humano.

All the Best!

Postar um comentário

Os comentários publicados nesse blog são de exclusiva responsabilidade e autoria dos leitores.

Respeite as regras:

• Fazer-se passar por outra pessoa ou instituição;
• Links de qualidade nos comentários são bem-vindos;
• Links não relevantes são dispensáveis;
• Não precisa assinar os seus comentários com links;
• Para sugerir parceria, use o formulário de contato;

Muito obrigado por sua visita. Volte sempre!