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4 de setembro de 2008

Vivo anuncia início da venda este mês aos clientes

Apesar de oficialmente não confirmar o início do serviço de Terceira Geração - é a única que ainda não ativou a rede WCDMA/HSDPA - a operadora faz campanha junto a um grupo de assinantes, via telefone e por carta, informando que a comercialização do aparelho começa ainda este mês.

Na ligação, a atendente da Vivo, depois de manifestado o interesse do cliente, diz apenas que o produto será lançado em setembro e que a operadora está priorizando os atuais assinantes para a aquisição do terminal da Apple. Não revela preços tampouco a data do início do serviço.


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Antes de iniciar a campanha via telefone, a Vivo já tinha encaminhado correspondência para um grupo de clientes antecipando o lançamento, mas sem maiores detalhes sobre preços e/ou disponibilidade.

A ativação da rede 3G WCDMA da Vivo - a operadora já dispõe de uma rede EVDO na tecnologia CDMA com aproximadamente 400 mil assinantes, segundo dados da Anatel - estava prevista para agosto, inclusive a informação era dada nas principais lojas da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro, aos clientes que procuravam pela banda larga móvel na tecnologia 3G/WCDMA. Mas, oficialmente, não houve qualquer lançamento.



Agora com a campanha do iPhone 3G, que conseguiu homologação na Anatel e está liberado para a venda no país, a Vivo sinaliza que a nova rede poderá ficar disponível ainda este mês. O iPhone 3G - motivo de disputa entre Claro, Vivo e TIM, que afirma também negociar com a Apple para vender o dispositivo para seus clientes - já provocou um efeito inesperado no Brasil.

Segundo levantamento realizado pela Predicta, os proprietários do iPhone que roda na rede GSM/EDGE - desaceleram o acesso à Internet via o dispositivo no Brasil. O iPhone - mesmo sem ser vendido oficialmente - possui uma boa base de terminais ativados no chamado "câmbio negro".



Mas os seus usuários, em função do anúncio do desembarque oficial da versão de Terceira Geração, deixaram de navegar via o terminal. Em março, este número chegava a 49%. Agora está bem próximo de um dígito apenas.

O iPhone 3G se tornou um "objeto de consumo" nos países onde foi lançado. Menos de sete semanas depois de ser lançado, o aparelho já vendeu mais unidades que a primeira versão do celular, que está no mercado há praticamente 14 meses. Segundo o blog especializado TechCrunch, ambos os aparelhos chegaram à marca de seis milhões de unidades vendidas cada um --mas a nova versão já ultrapassou esse patamar.

Somente no primeiro fim de semana de lançamento, a Apple vendeu um milhão de iPhones 3G --marca que a primeira edição demorou 74 dias para atingir. A Foxconn, empresa de Taiwan que produz o telefone, está fabricando 800 mil unidades do novo aparelho semanalmente e há problemas de distribuição.

Fonte: ConvergenciaDigital

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