Subscribe:

Edit This Menu

20 de março de 2008

Visualizando .doc .xls .pdf no iPhone

Esta dica é bem útil para quem realmente utiliza o Iphone como um SmartPhone, com esse tuto você pode visualizar os documentos mais comuns tanto do Office quando Adobe diretamente no sei Iphone, tudo Offline. Para isso siga os passos.

Enquanto não sai um aplicativo que permita a edição de documentos do Office (principalmente arquivos .doc e .xls), segue abaixo um tutorial rápido de como visualizar estes arquivos no iPhone (offline no Safari):

- vá no Installer e instale o lighttpd (está em Network);

- vá no Safari e digite http://127.0.0.1 na barra de endereços e clique em "Go". desta forma você passa a rodar um servidor Web dentro de seu aparelho;

- agora, utilizando o iBrickr, o WinSCP ou outro gerenciador de arquivos de sua preferência, vá em var/root/Sites e delete o arquivo index.html que está lá (esta é a página inicial que apareceu no browser na etapa acima);

- ainda pelo gerenciador de arquivos, vá em usr/local/etc e baixe o arquivo lighttpd.conf para seu computador. Abra-o com o bloco de notas e adicione a linha de comando dir-listing.activate = "enable". Não há um lugar definido para adicionar esta linha, eu por exemplo a adicionei assim:

server.document-root = "/private/var/root/Sites/"
# server.port = 80 # Default
#server.bind = "127.0.0.1" # Default: All
server.modules = ( "mod_cgi" )
server.tag = "iPhone lighttpd"

#server.pid-file = "/var/run/lighttpd.pid"
dir-listing.activate = "enable"
accesslog.filename = "/var/log/lighttpd/access.log"
server.errorlog = "/var/log/lighttpd/error.log"

- salve o arquivo e o copie na mesma pasta usr/local/etc , sobrescrevendo o arquivo original e reinicie o iPhone para que o lighttpd recarregue sua nova configuração;

- agora, utilizando um gerenciador de arquivos, é só adicionar os arquivos .doc, .xls, .pdf e qualquer outra extensão que o Safari consiga abrir na pasta var/root/Sites e entrar no Safari no endereço http://127.0.0.1 que eles irão aparecer em uma lista (caso não apareçam, dê um reload no browser).
Aí é só clicar sobre o arquivo que o Safari irá abrí-lo para visualização off-line! Ah, e com a vantagem de poderem ser lidos com o iPhone na horizontal, o que facilita bastante a leitura de documentos mais longos!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados nesse blog são de exclusiva responsabilidade e autoria dos leitores.

Respeite as regras:

• Fazer-se passar por outra pessoa ou instituição;
• Links de qualidade nos comentários são bem-vindos;
• Links não relevantes são dispensáveis;
• Não precisa assinar os seus comentários com links;
• Para sugerir parceria, use o formulário de contato;

Muito obrigado por sua visita. Volte sempre!