Subscribe:

Edit This Menu

24 de março de 2008

Manual do iniciante F.A.Q

Parabéns por ter adquirido um iPhone. Mas passada a excitação você terá varias perguntas a fazer, então antes de fazê-las leia este tópico, onde tentamos reunir as informações inicias para tentar esclarecer algumas duvidas que você tem ou terá.

Primeiro de tudo você tem que conhecer o vocabulário do iPhone para entender o que você irá ler em vários tutorias postados aqui no blog. A seguir vamos expor as mais comuns:

Activate – É a ativação do iPhone para o uso de suas funções.

Baseband - É o processador (e o software que roda nele) responsável por todas as comunicações do iPhone - isto é, GSM (GPRS, EDGE), Wi-FI e Bluetooth. É nela que fica todo o problema do bloqueio do aparelho, para que você possa usá-lo como telefone e não só como iPod. QUALQUER UNLOCKING DE SOFTWARE PASSA PELO HACKEAMENTO, OU REPROGRAMAÇÃO, DO BASEBAND.

Bootloader - É uma pequena peça de software responsável pelo BOOT do aparelho. É ele quem "chama" o Sistema operacional e prepara a lógica do aparelho para que o mesmo se torne operacional. Ele também fornece as ferramentas necessárias caso se precise fazer um restore do firmware. O Baseband também possui seu bootloader, e é através desse que o baseband pode ser atualizado/modificado.

Brick - Condição na qual o iPhone se torna inoperável (como se fosse um mero tijolo). Isso pode acontecer por causa de uma atualização que deu errado, ou por diversas tentativas frustradas de quebrar o código criptográfico do baseband.

DFU – É o modo em que o iPhone está preparado para ser restaurado(RESTORE), mais abaixo explicarei como colocar seu iPhone neste modo.

Downgrade – Palavra em inglês que usamos para nos referi à : Restaurar para uma versão anterior a usada atualmente.

Firmware
- É o "Sistema Operacional" do iPhone, responsável pelo controle do hardware, dos processadores, da memória e da interface. É um subconjunto do OSX, sistema operacional dos MACs. Roda principalmente no processador central, o ARM.

Jailbreak – Processo pelo qual você ganha acesso de leitura e escrita no sistema de arquivos do iPhone. Premissa para qualquer ativação, unlock e instalação de aplicativos de terceiros. Com ele você adiciona o ícone do installer em sua tela.

IMEI - É um código universal e único, cada aparelho celular GSM possui um número IMEI único no mundo. Isso é feito por meio da distribuição de "faixas" de códigos para cada fabricante, de forma que nenhum use um código que outro também usará.

Installer, Cydia, Icy e Rock Your Phone – São programas que é instalado no iPhone pelo Jailbreak que te permitirá ter acesso a vários programas (APP) para instalar no iPhone.

iTunes – Programa pelo qual você cria sua biblioteca de musica e vídeos e é ele que gerencia a sincronização das mesmas com o iPhone. Você pode baixá-lo pelo www.apple.com/itunes/download.

OTB (ou OOB) - Sigla em inglês para Out of The Box.
Quando você ler, por exemplo, que um determinado aparelho é "1.1.2 OTB", significa que ele saiu de fábrica com essa versão.

Restore – É uma opção que tem no iTunes que “formata” o iPhone para o modo de fabrica. É usada também para fazer o upgrade do firmware.

Sources – São endereços da web que você adiciona nos instaladores para ter mais opções de programas para instalar.

Springboard – É a tela principal e secundaria do iPhone onde estão os ícones.

LockScreen - É a tela de início do aparelho, onde temos o slide para desbloquear.

Unlock – É o desbloqueio do iPhone para permitir o seu uso em qualquer operadora.

Update – Palavra em inglês que significa atualizar.

Upgrade – É a palavra em inglês que usamos para dizer: Atualizar para uma versão mais recente.

Ziphone, QuickPwn, Pwntool – É um software que executa de uma só vez o Jailbreak , Activate e Unlock.

Aprendendo o básico

1- Onde coloco o chip? Tem um orifício bem pequeno ao lado de onde você pluga o fone de ouvido, insira uma agulha ou clips, e empurre que vai sair o compartimento do chip, coloque o seu chip e insira o compartimento no iPhone.



2- Como coloco musicas e vídeos no meu iPhone? É para isto que serve o iTunes, nele você organiza suas musicas e vídeos e depois sincroniza com o iPhone.





3- Não consigo compartilhar nada por bluetooth? O bluetooth do iPhone não te permite troca de dados, ele apenas sincroniza com fones de ouvido e kit viva voz. Mas você pode usar o aplicativo iBluetooth para consertar isso, clique aqui.

4- Meus Vídeos não sincronizam com o iPhone? Vídeos para sincronizarem com o iPhone tem que antes ser convertido para o formato MP4, e não adianta querer converter pelo iTunes, pois eles ficarão sem som. Existem vários programas de conversão gratuitos para você baixar e usar para converter. O google vai sempre te ajudar a encontrá-los.

5- Posso usar o iPhone como Pendrive? Não, o iPhone não permite está opção.

6- Posso sincronizar o iPhone com mais de um computador? Não, o iPhone só pode ser sincronizado com um computador, se você sincronizar com outro tudo que você tinha será deletado.

7- Porque meu iPhone não quer ler os contatos do meu chip? O iPhone não lê os contatos do seu chip automaticamente, você deve ir em Ajustes> Mail, Contatos, Calendários> Importar contatos SIM. Você pode sincronizar todos os contatos que você tem no Outlook Express com ele pelo iTunes.

8- Como eu entro na internet com meu iPhone? Para navegar na internet, você precisa ter uma conexão wi-fi, 3G ou EDGE.

9- Oque é Wi-Fi, 3G e EDGE? Wi-fi é uma conexão sem fio onde você compartilha a sua Banda Larga com o iPhone através de um roteador Wi-fi, o único custo que você tem é a compra do roteador, e hoje também existe vários locais públicos que dispõem deste serviço gratuitamente. Edge e 3G é um serviço das operadoras de celular, que permite o acesso à internet, ele é pago e mais lento que o wi-fi, antes de usá-lo consulte a sua operadora sobre os planos disponíveis.

10- Não consigo escutar nada quando falam comigo ao telefone? Ou você aumenta o volume nos botões laterais do aparelho ou retire a película protetora da tela que vem de fabrica, ele tampa o auto falante e não te permite ouvir nada.

11- Como faço para colocar programas e jogos no meu iPhone? Se você leu este tópico desde o inicio então você sabe oque é INSTALLER, é ele que te permite fazer isto, mas saiba que você tem que ter acesso à internet para poder usá-lo.

12- Não posso usar as minhas musicas como toque? Não e Sim, se você não seguir os tutoriais que explicam como fazer isto, a resposta é não, mas se pesquisar e ler as dicas vai descobrir que é fácil, e a resposta é sim.

13 – O iPhone não filma? Não, mas já existe alguns programa que permitem fazer filmagens, com qualidade superior a muito aparelho que se diz "TOP", mas em breve teremos novidades.

14- Como eu passo as Fotos que tirei no iPhone para o PC? Toda vez que você conecta o iPhone ao seu computador, e seu iPhone contem fotos tiradas por ele, vai aparece uma mensagem do windows dizendo que uma camera foi detectada, ele vai te dar algumas opções, escolha Assistente de scanner e câmera Microsoft, e copie suas fotos para pasta desejada. Outra opção é ir em Meu Computador, e verificar que tem um icone de uma camera Apple iPhone, de dois clicks nele que vai abrir com todas as fotos que estão na camera do seu iPhone, aí é só copiar e colar.

15- Meu iPhone está sem som no auto falante do ouvido, oque eu faço? Vamos lá, este problema tem começado à acontecer com uma certa freqüência, pode ser problema de hardware como um amigo meu já teve e não consegui resolver de jeito nenhum, ou pode ser um simples problema de travamento de um despositivo que existe no buraco do fone de ouvido que desabilita o auto falante do iPhone, tente colocar o fone de ouvido e retirar durante a ligação, se não funcionar vá em Configurações/Geral/Resetar e de um reset em todas as configurações, se não funcionar tenta dar um restore para ver se resolve, se não resolver, seu problema é de hardware.

16- Meu iPhone não sai da tela da maçã, e agora oque é que eu faço? Você vai precisar dar um restore em seu iPhone e depois desbloqueá-lo usando algum programa.

17 - Como adiciono uma source no Installer? Essa é facil, entre no Installer, aguarde ele fazer o refreshing das sources, se tiver algum update do Installer, community source ou BSD Subsystem, você pode fazer primeiro o uptade. Depois de feito o update, click em Source(no canto inferior direito), depois clic em EDIT, e depois em ADD. Vai aparecer uma tela escrito "http://", apos ele você deve digitar o endereço da source, por exemplo "iphonemod.com.br/i", apos digitado corretamente clik em OK, aguarde o refreshing e quando terminar click em DONE, pronto a SOURCE esta adicionada.

18- Como faço para dar um RESTORE em meu iPhone?
O Restore é feito pelo iTunes, saiba que após o Restore seu iPhone vai estar desativado e bloqueado.

1- Conecte o iPhone ao PC e abra o iTunes
2- Você pode fazer o Restore usando um Firmware previamente baixado segurando a tecla shift e clicando em restore(PC) ou option+Restore(MAC).
3- Escolha o Firmware na pasta onde você baixou e mande abrir.
4- Agora é só aguardar o o iTunes terminar o processo.

Se você estiver dando um Restore para um Firmware de versão abaixo da atual em seu iPhone, é esperado algumas mensagens de erros no final do Restore, por isso o ideal quando for fazer um Downgrade é fazer antes um Erase da Baseband, pois o Restore não faz o downgrade da baseband, só upgrade.

O Erase da Baseband pode ser feito pelo Ziphone, em "Advanced features" tem a opção de "Erase Bl 3.9 Baseband".
_________________________________________________________________

19 - Como faço para saber a versão do firmware do meu iPhone? Siga os passos abaixo:

-Ligue o iPhone, você vai entrar na tela de ativação com a mensagem de chamada de emergência, deslize o dedo que você vai entrar no teclado.

- digite *3001#12345#* e pressione CALL, você irá entrar no menu FIELD TEST, vá em VERSION e veja a versão do seu firmware.

04.01.13_G, seu iPhone é 1.1.1
04.02.13_G, seu iPhone é 1.1.2
04.03.13_G, seu iPhone é 1.1.3
04.04.05_G, seu iPhone é 1.1.4
____________________________________________________________________
20 - Como faço para colocar meu iPhone em DFU? É simples, com o iPhone conectado ao computador via usb, segure o botão HOME(botão principal) e SLEEP(botão superior de ligar e desligar) juntos, o iPhone irá desligar e a tela vai ficar preta, quando aparecer a maça(logo da apple), solte o botão sleep e mantenha somente o home pressionando por cerca de dez segundos ou até que o iTunes reconheça seu iPhone em modo DFU.
_____________________________________________________________________
21 - Consigo visualizar paginas em flash no iPhone? Não, o iPhone não pode ainda visualizar paginas que necessitem deste plugin, mas estamos aguardando que uma nova atualização nos traga esta opção.
_____________________________________________________________________
22 - Eu posso ver meus emails no iPhone? Pode sim, mas para isso você tem que configurar sua conta de email no iPhone. Se você usa o Outlook Express em seu computador e tem nele sua conta de email cadastrada, basta conectar seu iPhone no computador, abrir o itunes e na aba info você tera a opção de sincronizar a sua contas de correio, sua conta deve aparecer, basta marcar a opção "Sincronizar as contas de e-mail selecionadas com:" e depois mandar o itunes sincronizar. Você terá que ir em configurações/email em contas clic em sua conta, e adicione a sua senha no servidor de entrada e no servidor de saída.

23- Como criar uma conta na iTunes Store?


Constantemente atualizado,